Video marketing

5 lições que podemos aprender com as redes sociais da Netflix

open-uri20160603-6-1h7c0cx.jpeg

Com mais de 80 milhões de assinantes em todo o mundo, a Netflix é hoje tudo aquilo que as locadoras gostariam de ser. Ou melhor: de ter sido. No entanto, todo esse sucesso não acontece apenas por causa de seu catálogo de filmes e séries. Nada disso! Uma boa parcela do hype que envolve esse grande provedor de streaming vem também da maneira com que ele trabalha as suas redes sociais.

Duvida? Então que tal dar uma olhadinha nessa lista que fizemos com as 5 maiores lições que você e sua empresa podem aprender com as redes sociais da Netflix? Vem com a gente.

Separar uma parte da verba de marketing para a produção de vídeos

Em outubro de 2015, a Netflix lançou um divertido vídeo intitulado “Mandamentos Netflix”, no qual vários atores de suas produções listavam as “leis” que todos os maratonistas de séries deveriam seguir religiosamente.

Um vídeo que, além de ter tido mais de 100 mil views só no canal da NetflixBrasil, claramente foi planejado e pensado com bastante antecedência, já que não seria fácil unir todos os profissionais em um só lugar, uma só data, para gravar as cenas.

E aí vem a lição número 1: separe uma parte da verba de marketing — e do tempo — para a produção desse tipo de vídeos voltados para falar do seus produtos  nas redes sociais.

Ficar de olho em tudo que tem a ver com sua audiência

Olha só que coincidência: em 2015, quando estreava na Netflix a série Jessica Jones, também aconteceu uma briga entre 2 garotas da Zona da Mata mineira, responsável pelo meme “já acabou, Jéssica”? E aí, claro, a empresa foi lá e usou o meme para falar de sua série nas redes sociais.

Algo que só funcionou porque a Netflix fica de olho em tudo que tem ver com seus produtos, como esses memes de internet e até acontecimentos de Brasília, que sempre inspiram sacadas geniais do perfil de House of Cards e fazem a audiência se engajar ainda mais com a marca.

Saber aproveitar o timming das redes sociais

Bem, mas não adianta apenas ficar de olho no que acontece pela internet. Além de ser antenada, a Netflix também se dá bem nas redes sociais pelo fato de saber pegar o timming certo, não deixando para fazer piada na semana que vem com algo que viralizou hoje.

Planejar com antecedência o conteúdo em vídeo

Um dia antes da Parada LGBT, que aconteceu em São Paulo, a Netflix lançou um emocionante vídeo que mostrava vários dos personagens gays de suas séries — como em Sense8 e Orange Is the New Black — e falava sobre a importância de tê-los sempre presentes em suas produções. Um tipo de vídeo que só foi produzido e lançado com tanta sincronia graças a um planejamento antecipado de ações.

Saber que nenhuma ação conversa com 100% da audiência

Imagens com referências a virais da internet, zoações com acontecimentos recentes da política e vídeos com mensagens gay-friendly. Com milhões de assinantes dentro e fora do Brasil, é possível acreditar que nem todas essas mensagens devam conversar com a maioria dos assinantes do serviço, certo? Afinal, nem todo mundo é tão ligado na internet, no que acontece em Brasília ou tem a mesma opinião sobre o movimento LGBT. Mas isso não importa para a Netflix.

O que interessa para eles é fazer uma construção de marca que converse com o público-alvo e que se identifica com ela. Pense bem: já que o serviço é bom e barato, com certeza muitas pessoas vão assiná-lo. No entanto, a empresa também precisa ser uma lovebrand, uma marca amada por uma fatia do mercado. E aí, para fazer isso, só criando conteúdo em vídeo interessante e que converse com eles.

Viu como é possível aprender várias lições com a Netflix com a forma com que ela atua nas redes sociais? Pois então, agora que você já sabe de tudo isso, que tal colocar as lições em prática?

Curtiu o post? Então aproveite para curtir também a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras novidades.

You may also like
unnamed-12
5 motivos para utilizar vídeos como ferramenta de marketing
placeit.png
E-book Grátis: Tudo o que você precisa saber para anunciar no Youtube

Leave Your Comment

Your Name*
Your Webpage

Your Comment*