Cases Produção de vídeo Video marketing

Como marcas inteligentes estão usando vídeos para gerar engajamento

Como marcas inteligentes estão usando vídeos para gerar engajamento


Uma das principais características do marketing digital é a capacidade de mensuração de resultados detalhados — o que facilita bastante identificar se houve retorno do investimento em cada uma das ações. E com os vídeos não é diferente. Alcançar resultados palpáveis é um desafio e tanto, principalmente considerando a quantidade de conteúdo disponível para o usuário. Por isso, é importante direcionar bem a produção audiovisual para alcançar a interação desejada de acordo com os seus objetivos. Veja como marcas inteligentes estão usando vídeos para gerar engajamento e inspire-se para desenvolver a sua própria estratégia:

Produza vídeos com o seu produto, e não sobre ele

O marketing de conteúdo se baseia em produzir material útil para o seu público sobre determinada área de conhecimento. Assim você promove a sua marca e, também, a sua posição de autoridade nessa área. Para fazer isso, é preciso pensar fora da caixa e descobrir quais são os conteúdos úteis e desejados pelo seu consumidor.

Faça vídeos demonstrando situações nas quais o seu produto é bem usado. Para resolver um problema cotidiano, por exemplo, com dicas de produtividade. Os vídeos da GoPro são uma excelente amostra, pois demonstram inúmeras aplicações de suas câmeras nos mais diferentes esportes radicais. Ao longo dos anos, muitos consumidores produziram vídeos semelhantes e agiram como “advogados” da marca, popularizando ainda mais o produto.

Mostre o seu diferencial

Use o vídeo para ganhar visibilidade para a sua qualidade, para o seu padrão de atendimento ou para o seu processo de produção diferenciado. Hoje, os consumidores valorizam muito a transparência e a sensação de exclusividade, que podem ser concretizadas com a ajuda de vídeos inspiradores e bem produzidos.

Mais uma fabricante de câmeras dá o exemplo: o processo de produção manual de cada unidade da Leika M9-P Edition Hermés é mostrada neste vídeo, que ressalta o cuidado com os detalhes e a qualidade dos materiais usados nesse produto para lá de diferenciado.

Crie vídeos sob demanda

Se o seu consumidor pede dicas, informações complementares ou formas diferentes de usar o seu produto ou serviço, uma maneira interessante de atender a esses pedidos é produzir conteúdo para um canal de vídeos. Dessa forma, você mata dois coelhos com uma cajadada só. Dialogar com seu público, atraindo atenção positiva para sua marca, e criar demanda para consumo da sua produção de conteúdo digital: quem não quer isso?

O canal do Magazine Luiza publica dicas de uso de produtos à venda em sua loja como uma forma de incentivar as compras em vários segmentos diferentes. Atenção ao começo do vídeo, no qual a própria personagem incentiva os pedidos de novos conteúdos a serem publicados no canal.

Faça piada de si mesmo

Segundo alguns gurus, saber rir das coisas da vida — inclusive de si mesmo — é um dos segredos da felicidade. E esse pode ser também um segredo de sucesso com vídeos on-line. A Microsoft, cansada de “apanhar” com feedbacks de usuários furiosos contra o navegador Internet Explorer, lançou este vídeo que fez muita gente se identificar com o personagem — e repensar sua opinião sobre o browser que todos amam odiar.

E você, conhece outros exemplos de como marcas estão usando vídeos para gerar engajamento? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Fale com a gente! Deixe suas dicas e dúvidas em nossa seção de comentários!

You may also like
Vídeo e redes sociais: por que você precisa fazer
X_dicas_valiosas_para_lidar_com_vídeos_em_social_media.jpg.jpeg
4 dicas valiosas para lidar com vídeos em social media
1 Comment

Leave Your Comment

Your Name*
Your Webpage

Your Comment*